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É preciso estar alinhado para criar congruência e vivenciar novos comportamentos

Em 10/09/2019 às 09:22:56

A todo momento somos solicitados a fazer mudanças, adequações, avaliar recursos, para alcançar novas etapas de desenvolvimento, desenvolver projetos ou simplesmente promover uma mudança comportamental, necessária para alcançar qualidade de vida.

Todo processo de mudança, naturalmente, exige um planejamento básico quanto a definição dos objetivos desejados, dos recursos a serem utilizados, identificação dos alicerces de valores e crenças que irão dar sustentação ao Plano e subsidiar a implantação da mudança.

Existem vários modelos que podem nos ajudar na construção de um plano, mas optei por escolher o modelo criado por Robert Dilts, bastante valioso para estruturar processos de aprendizagens, mudanças e alinhamento entre Metas X Identidade/Missão Pessoal.

Como primeiro passo, é importante estabelecer qual a mudança que se pretende materializar e alcançar e garantir que ela esteja claramente definida. Após a definição da meta devemos considerar a avaliação dos níveis lógicos que, quando alinhados, irão ajudar, na estruturação e conquista efetiva da meta de mudança comportamental.

Segue a sequência dos níveis, que permitem a análise e o ordenamento do processo, que poderá ajudar no alcance do alinhamento entre a meta que se deseja e a identidade/ missão pessoal.

1. Ambiente – é o nível que define onde as mudanças irão ocorrer e quando.

Pode ser na empresa, casa, ou em diversos contextos. Aqui vale ressaltar que determinados comportamentos, de acordo com a meta traçada, podem ser adequados a um contexto e não a outros, então cabe ter flexibilidade para se fazer adequações.

2. Comportamentos – define quais serão os comportamentos e/ou ações que serão implementados. Como exemplo, podemos desejar ter flexibilidade nas relações, estar aberto para novas ideias, participar e promover integração com pessoas, equipes, grupos. É importante ter clareza dos comportamentos que queremos incorporar e utilizar para alcançar efetivamente a meta desejada.

3.Capacidades - este nível irá indicar que conhecimentos, habilidade e estratégias serão necessários, para que o indivíduo consiga aprender, praticar e gerar os novos comportamentos. Aqui, aprender, treinar e criar planos irão ajudar a incorporar novos comportamentos e gerar ações.

4.Crenças - este é um nível que produz consentimento, energia e fortalecimento para o alinhamento entre o que se acredita e o que se pretende fazer, identifica e define as crenças, valores que são considerados pelo indivíduo e respaldam suas ações e comportamentos. Como exemplo, valores como respeito e aceitação das diferenças, poderão sustentar os comportamentos de abertura e flexibilidade e gerar congruência entre o pensar e o agir, bem como poderão garantir mudanças efetivas de comportamento. Muitas vezes, precisaremos mudar algumas crenças que usamos para conseguir ter novos comportamentos e alcançar a congruência. Expressões chaves aqui são ampliar visão e ressignificar.

5.Identidade - este nível define quem Sou Eu, minhas características, o que me move e define a minha missão pessoal. Este nível respalda, fortalece e orienta todos os níveis anteriores e demonstra a coerência entre eles.

6.A Quem mais estou ligado, Minha Conexão – aqui conseguimos identificar frente a nossa missão pessoal, características, valores, como criamos nossas conexões e mantemos nossa ligação de força, consideração e troca de energia. No contexto pessoal, pode indicar conexões com família, amigos, comunidade, figuras de influência e religião. No contexto empresarial, Diretores, Acionistas, Fornecedores e a Comunidade em geral.

A correta avaliação dos níveis e suas inter-relações podem ajudar no alinhamento tão necessário para produzir mudanças comportamentais desejadas, subsidiar a criação de planos de desenvolvimento pessoal e profissional.

Vale experimentar e aprender com este modelo.

Dulce Gabiate – Psicóloga, Consultora organizacional com foco na área de desenvolvimento humano. Treinadora de treinadores em TOP- Tecnologia de Participação ICA Phoenix - Arizona USA, Trainer em Programação Neurolinguística pelo INAP e Coach Executivo, Carreira e Vida pelo ICI e InCoaching, Psicóloga clínica. Autora do livro Mudanças – Aprendendo a criar novos comportamentos - publicado pela Agbook.


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